AO VIVO
Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
Busca
Florianópolis
20ºmax
15ºmin
Correios Celular - Mobile
COVID-19

UFRJ desenvolve teste sorológico 20 vezes mais barato

Intuito é aumentar acesso da população à testagem

06 setembro 2020 - 10h25Por Jennifer Vargas*

Os testes para Covid-19 podem ficar mais acessíveis à população em breve. Pesquisadores da UFRJ desenvolveram uma versão sorológica que custa cerca de 20 vezes menos do que os disponíveis hoje em farmácias de todo Brasil. 

Coppe Leda Castilho, uma das coordenadoras da pesquisa, explicou que a redução foi possível porque o modelo de coleta de amostra, que utiliza apenas uma gota de sangue da ponta do dedo, custa bem menos do que o formato com seringa, que necessita de operadores treinados, material estéril, além de uma estrutura laboratorial maior.

O intuito é permitir que o teste fique acessível não só a mais pessoas, mas que também chegue a regiões afastadas e sem estrutura laboratorial.

"O que a UFRJ oferece para a sociedade é um teste que pode ser feito na população ribeirinha do Amazonas, no meio do Cerrado ou no interior do sertão nordestino. E um teste que, além da alta confiabilidade e da simplicidade de coleta de amostra e processamento, tem um custo baixíssimo, de pelo menos 20 vezes menos que testes rápidos que têm sido realizados em farmácias e laboratórios do Brasil", explicou a professora.

Batizada de S-UFRJ, a metodologia é resultado de uma parceria entre o Instituto de Biofísica e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e pode atingir precisão de até 100% depois de 20 dias do início dos sintomas, antes deste período, em 10 dias, a precisão cai para 90%.

*Com informações da Agência Brasil