AO VIVO
Menu
Busca terça, 22 de junho de 2021
Busca
Florianópolis
19ºmax
14ºmin
Correios Celular - Mobile
Verão 2021

Empresas têm até hoje para aderir ao Verão no Clima 2021

Por meio de patrocínios, será possível desenvolver ações de educação ambiental em 16 municípios litorâneos de São Paulo

02 outubro 2020 - 12h30

Empresas interessadas em patrocinar a 4ª edição do Verão no Clima, projeto do Governo de São Paulo voltado à conscientização ambiental nas praias de 16 municípios paulistas, têm até esta sexta-feira (2) para apresentar propostas. A iniciativa será realizada  entre 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2021.

A lista completa dos documentos necessários para participar do chamamento público nº 01/2020/CEA pode ser acessada pela internet. Como contrapartida, as empresas patrocinadoras poderão expor sua marca nas ações do programa (faixas, placas, banners, entre outros), sempre respeitando a legislação vigente dos municípios.

Por meio dos convênios com as empresas habilitadas, será possível desenvolver atividades de educação ambiental em cidades litorâneas do estado. São elas: Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Ações de conscientização

A SIMA prevê, dentro do Verão no Clima, contratar monitores para realização de ações de conscientização aos usuários das praias e áreas de lazer sobre a responsabilidade de cada um na geração de lixo nestes locais, buscando estimular a mudança de hábito do consumo e do descarte de resíduos para uma melhor qualidade destes ambientes naturais.

Estão previstas também outras ações presenciais e virtuais de impulsionamento do projeto, todas respeitando as recomendações sanitárias neste período de pandemia causada pela COVID-19.

A lista das empresas habilitadas será divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) de São Paulo e no site da SIMA. Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail [email protected].

Balanço

Desde a retomada do projeto (que é derivado da Operação Praia Limpa, iniciada em 1988), em 2018, foram abordadas aproximadamente 547 mil pessoas. Também já foram feitas ações como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, documentários a céu aberto sobre lixo no mar e ações nas redes sociais, atingindo cerca de 280 mil pessoas.

Registros de lixo no mar vêm crescendo ao longo dos últimos anos e atitudes em relação ao consumo e ao descarte de materiais em praias não podem ser desconsideradas. Em 15 mutirões de limpeza realizados por meio do projeto, em 2019, foram coletadas aproximadamente 5,3 mil toneladas de lixo, sendo a maioria itens de plástico e bitucas de cigarro.

*Portal Governo SP