AO VIVO
Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
Busca
Florianópolis
25ºmax
15ºmin
Correios Celular - Mobile
Geral

Incêndio destrói Serra da Mantiqueira em São João da Boa Vista

Aproximadamente 200 hectares de mata foram queimados pelo incêndio

10 setembro 2020 - 05h30Por Leandro Cunha, especial para o Diário Popular-ITPV

O incêndio florestal que atinge a Serra da Mantiqueira, em seu quinto dia, chegou a uma área de proteção ambiental importante da região Sudeste. Em São João da Boa Vista, o combate ao incêndio incluiu Helicópteros da Polícia Militar, do Exército e da Marinha ajudam no combate às chamas e no transporte das equipes.

De acordo com informações do comandante do Corpo de Bombeiros na região, Tenente-Coronel Harley Washington Almeida Ferreira aproximadamente 200 hectares de mata foram queimadas com o incêndio. As cinzas tomaram conta de parte da vegetação da Serra da Mantiqueira, com reflexos na cidade. Animais tiveram que ser remanejados para outros locais.

FOTO INCENDIOPara controlar os focos de incêndio foi necessária a intervenção, além do Corpo de Bombeiros, da Escola Superior de Bombeiros, prefeitura, Defesa Civil do Estado, 70 voluntários civis, Defesa Civil de São João da Boa Vista, Meio Ambiente do Município.

O incêndio provocou prejuízos a produtores rurais, como o sítio Santa Inês, cujo proprietário, Nicolau, perdeu 11 mil pés de guanandi, madeira nobre, usada para fabricar canoas, mastros de navios, vigas para construção civil, assoalhos, marcenaria e carpintaria.

 

.

Base operacional 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e os bombeiros  montaram uma base operacional no aeroporto de São João da Boa Vista para combater os incêndios florestais na região da Serra da Mantiqueira.

A estrutura dos bombeiros entrou em funcionamento nesta quarta-feira (9) com dois helicópteros, que auxiliam as equipes em terra e fornecem sobre a situação do fogo. 

Notal, 150 homens da Defesa Civil e dos bombeiros e 40 voluntários atuam no combate aos incêndios. Um avião agrícola também está auxliando nos trabalhos.

Em São João da Boa Vista, um centro universitário montou um hospital de campanha veterinário para cuidar dos animais feridos. 

Na tarde desta quinta-feira (10), o governador de São Paulo, João Doria, fará um sobrevoo para avaliar a situação na região.

Atualizado às 13h18