O governo do Mato Grosso do Sul decretou, nesta segunda-feira (14), situação de emergência por 90 dias em todo Estado devido aos incêndios florestais nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Em todo o Estado, 1,4 milhão de hectares dos três biomas foram queimados neste ano, segundo estimativa do Ibama/Prevfogo.
Com o decreto e imediata homologação por parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Estado receberá recursos federais para ampliar as estruturas de combate aos incêndios em 79 municípios sul-mato-grossenses.
"Com o reconhecimento federal, o decreto flexibiliza e agiliza ações imediatas como a contratação de brigadistas e o aluguel de aeronaves”, disse o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Segundo o governador, diferentes planos de trabalho vão nortear o combate aos incêndios em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
“Mas claro que ação mais ostensiva será no Pantanal, que enfrenta a maior seca já vista nos últimos 50 anos e teve 12% de sua área consumida pelas chamas”, enfatizou o governador.